Ficha Técnica

Minha foto
Rio de Janeiro, Realengo-Rio de Janeiro, Brazil

O grupo Constelação, de Realengo, é um dos mais novos da cidade, criado há apenas seis anos. Mas alguns integrantes são veteranos na arte da quadrilha com o luxo das escolas de samba.

As fantasias saem do mesmo ateliê que todo carnaval veste várias alas de escolas do grupo especial. Segundo o figurinista, as roupas da quadrilha são mais resistentes e exigem mais trabalho.

Como as outras quadrilhas de salão, a Constelação também vai desenvolve uma espécie de enredo, nas 30 apresentações agendadas no estado Rio, até agosto.

O tema da quadrilha é A Constelação faz brilhar a estrela do Pará. As fantasias ajudam a contar a história das tradições com origens indígenas,passando pelas crendices populares,lendas e representações nos ramos da culinária,artesanato e costumes desses Estado.

“A gente sempre puxa para o nosso folclore. Algumas quadrilhas falam de coisas internacionais. A gente tenta fazer algo dentro do nosso país, da nossa história. Como tudo no Brasil é misturado, aqui é sim uma mistura muito grande”, diz o presidente de quadrilha, Edson keyros.


NOSSA MADRINHA ´´THALITA FERNANDES´´

A FESTA DA CONSTELAÇÃO,NO CERES EM BANGU,FOI SHOW !!!

REPRESENTAÇÃO DA CULINÁRIA DO PARÁ

Destaques Kátia e Aenderson - Sinhá Moça e Sinhó Móço

A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará.


Pratos típicos
Pato no tucupi
Maniçoba
Caruru
Tacacá
Vatapá
Chibé

Peixes e mariscos

Doces

A sobremesa paraense é rica em frutas, principalmente vindas da Amazónia e licores. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: Açaí, Cupuaçu, Pupunha, Guaraná e a Manga, facilmente colhida em qualquer rua da capital paraense. Não se pode esquecer também outras frutas regionais de sabor peculiar, tais como Bacuri, Taperebá, Jaca, Muruci e a doce e suculenta Sapotilha.